12 dicas de métricas digitais para usar no seu negócio
As métricas digitais são muito importantes no marketing e podem ser um grande trunfo para a sua empresa se destacar diante dos concorrentes.
Isso porque esses indicadores podem ajudar a entender melhor os resultados das campanhas e, a partir disso, destacar o seu negócio.
Indice:
O que são métricas digitais?
As métricas são medidas quantificáveis ou de desempenho utilizadas para analisar uma ação ou estratégia.
No marketing digital, as métricas são o primeiro passo para que as empresas possam elaborar seu plano de divulgação e principais ações de marketing para o empreendimento.
Com as métricas, os profissionais podem estudar cada etapa ou ação do projeto, avaliando o desempenho, resultados estimados e potenciais melhorias.
Um ponto positivo é que elas dão um feedback de como o trabalho está sendo executado em todas as etapas para, por exemplo, divulgar o serviço de compressor parafuso manutenção.
Benefícios das métricas de marketing
Utilizar as métricas no seu negócio pode proporcionar vários benefícios como:
- Mais foco nas demandas (do mercado e de clientes);
- Aprimoramento das estratégias usadas nas divulgações;
- Identificação do ROI (Retorno Sobre Investimento);
- Avaliação dos pontos positivos e negativos de uma campanha;
- Tomadas de decisão mais embasadas;
- Mais clareza sobre futuras oportunidades;
- Estabilidade a longo prazo.
Tipos de métricas
Agora que você já sabe o que é e os benefícios proporcionados pelo uso das métricas, é necessário reconhecer que existem diferentes tipos de métricas que podem ser utilizadas para avaliar o desempenho das ações de marketing. As mais comuns se resumem em:
Métricas de atração
É uma etapa em que a empresa ou marca avalia o público-alvo que deseja conquistar.
Este tópico merece uma avaliação especial, porque é ele quem ditará o início do relacionamento com o cliente e o sucesso na venda das mercadorias ou serviço.
Isto posto, é preciso estar atento à:
1. Acessos ao site
O número de visitantes no site da empresa, por exemplo, mostra o potencial impacto que a página tem junto ao público externo. Essa é uma métrica importante para entender se as ações de captação estão funcionando.
2. Visitas recorrentes
Uma métrica muito aplicada aos sites e-commerce, desde roupas e pulverizador agrícola preço até de outros segmentos é a identificação da taxa de visitas recorrentes.
Basicamente, essa mensuração permite que você confira quantas vezes os usuários entraram no seu site e quantos cliques cada página teve, compreendendo os temas de mais interesse e usuários mais assíduos, percebendo quais leads tem maior potencial de compra, por exemplo.
3. Tráfego
Métrica muito interessante porque mostra de onde partiu o acesso do usuário, ou seja, se foi através das redes sociais, direto do site, por guest post ou por meio de mídia paga.
4. Compartilhamento de conteúdos
Permite analisar o interesse que o público tem pelo seu negócio, a partir dos conteúdos produzidos.
Métricas de conversão
São as métricas que mostram como “pensa” o usuário que procura o seu negócio, como é o comportamento junto ao seu empreendimento e quais as principais oportunidades para converter (transformar) visitantes em leads e leads em clientes.
As taxas de conversão e rejeição, por exemplo, mostram quantos clientes se cadastraram de forma espontânea ou assinaram a newsletter no seu site, ou – na rejeição – abandonaram as páginas sem interagir.
Outro ponto interessante é saber o total de e-mail marketing que foram clicados.
Métricas de receita
Essas métricas proporcionam uma ótima visão sobre os investimentos que você está fazendo em marketing digital e quais retornos elas estão proporcionando.
Assim, com elas, é possível saber como está o retorno com relação aos investimentos e ações. Nesse contexto, as principais são:
5. CAC (Custo de Aquisição por Cliente)
Mostra o quanto o negócio deve investir para conquistar um novo cliente, seja para um produto ou serviço.
6. Ticket Médio
Métrica que pontua o total das vendas e negociações fechadas, além de avaliar o valor médio alcançado nas vendas durante um determinado período.
7. ROI (Retorno Sobre Investimento)
Métrica que representa o lucro da sua empresa. Aqui, compreende-se o valor adquirido em comparação com os valores de investimento na campanha.
8. LTV (Lifetime-Value)
Informa dados do relacionamento, fidelidade e retornos entre um consumidor e a empresa em um determinado período, estimando o tempo de fidelidade, investimentos e retornos possíveis.
Métricas de campanhas pagas
Há também as métricas de campanhas pagas, que são:
9. CPC (Custo por Clique)
É muito utilizada em campanhas de mídia paga e apresenta o valor médio que foi investido para cada clique que o anúncio recebe.
10. CTR (Taxa de Clique)
Diferente do CPC, a CTR representa o percentual de pessoas que clicaram em um determinado e-mail com base no número de pessoas que abriram. Aqui o foco não é na base de pessoas que receberam o e-mail, mas sim a taxa de pessoas que visualizaram.
11. CPL (Custo por Lead)
Possibilita saber o valor de cada lead gerado. Essa métrica é muito importante para as empresas, porque ajuda o setor de marketing a ganhar mais credibilidade e melhora a identificação de novos investimentos para a companhia.
12. CPA (Custo por Aquisição)
Muito usada para as ações de mídia paga, ajuda a identificar o valor pago para que o público atinja o principal objetivo da campanha, que na maioria das vezes está ligado a uma conversão.
Sendo assim, conhecer as principais métricas permite que você planeje melhor as campanhas e ações de marketing que a empresa realizará, e assim se destacar no mercado e diante da concorrência, chamando atenção de clientes e investidores.
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