12 dicas de métricas digitais para usar no seu negócio

12 dicas de métricas digitais para usar no seu negócio

As métricas digitais são muito importantes no marketing e podem ser um grande trunfo para a sua empresa se destacar diante dos concorrentes.

 

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Isso porque esses indicadores podem ajudar a entender melhor os resultados das campanhas e, a partir disso, destacar o seu negócio.

O que são métricas digitais?

As métricas são medidas quantificáveis ou de desempenho utilizadas para analisar uma ação ou estratégia. 

No marketing digital, as métricas são o primeiro passo para que as empresas possam elaborar seu plano de divulgação e principais ações de marketing para o empreendimento.

Com as métricas, os profissionais podem estudar cada etapa ou ação do projeto, avaliando o desempenho, resultados estimados e potenciais melhorias.

Um ponto positivo é que elas dão um feedback de como o trabalho está sendo executado em todas as etapas para, por exemplo, divulgar o serviço de compressor parafuso manutenção.

Benefícios das métricas de marketing

Utilizar as métricas no seu negócio pode proporcionar vários benefícios como:

  • Mais foco nas demandas (do mercado e de clientes);
  • Aprimoramento das estratégias usadas nas divulgações;
  • Identificação do ROI (Retorno Sobre Investimento);
  • Avaliação dos pontos positivos e negativos de uma campanha;
  • Tomadas de decisão mais embasadas;
  • Mais clareza sobre futuras oportunidades;
  • Estabilidade a longo prazo.

Tipos de métricas

Agora que você já sabe o que é e os benefícios proporcionados pelo uso das métricas, é necessário reconhecer que existem diferentes tipos de métricas que podem ser utilizadas para avaliar o desempenho das ações de marketing. As mais comuns se resumem em:

Métricas de atração

É uma etapa em que a empresa ou marca avalia o público-alvo que deseja conquistar. 

Este tópico merece uma avaliação especial, porque é ele quem ditará o início do relacionamento com o cliente e o sucesso na venda das mercadorias ou serviço.

Isto posto, é preciso estar atento à:

1. Acessos ao site

O número de visitantes no site da empresa, por exemplo, mostra o potencial impacto que a página tem junto ao público externo. Essa é uma métrica importante para entender se as ações de captação estão funcionando.

2. Visitas recorrentes

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Uma métrica muito aplicada aos sites e-commerce, desde roupas e pulverizador agrícola preço até de outros segmentos é a identificação da taxa de visitas recorrentes.

Basicamente, essa mensuração permite que você confira quantas vezes os usuários entraram no seu site e quantos cliques cada página teve, compreendendo os temas de mais interesse e usuários mais assíduos, percebendo quais leads tem maior potencial de compra, por exemplo.

3. Tráfego

Métrica muito interessante porque mostra de onde partiu o acesso do usuário, ou seja, se foi através das redes sociais, direto do site, por guest post ou por meio de mídia paga.

4. Compartilhamento de conteúdos

Permite analisar o interesse que o público tem pelo seu negócio, a partir dos conteúdos produzidos.

Métricas de conversão

São as métricas que mostram como “pensa” o usuário que procura o seu negócio, como é o comportamento junto ao seu empreendimento e quais as principais oportunidades para converter (transformar) visitantes em leads e leads em clientes.

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As taxas de conversão e rejeição, por exemplo, mostram quantos clientes se cadastraram de forma espontânea ou assinaram a newsletter no seu site, ou – na rejeição – abandonaram as páginas sem interagir. 

Outro ponto interessante é saber o total de e-mail marketing que foram clicados.

Métricas de receita

Essas métricas proporcionam uma ótima visão sobre os investimentos que você está fazendo em marketing digital e quais retornos elas estão proporcionando. 

Assim, com elas, é possível saber como está o retorno com relação aos investimentos e ações. Nesse contexto, as principais são:

5. CAC (Custo de Aquisição por Cliente)

Mostra o quanto o negócio deve investir para conquistar um novo cliente, seja para um produto ou serviço.

6. Ticket Médio

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Métrica que pontua o total das vendas e negociações fechadas, além de avaliar o valor médio alcançado nas vendas durante um determinado período.

7. ROI (Retorno Sobre Investimento)

 Métrica que representa o lucro da sua empresa. Aqui, compreende-se o valor adquirido em comparação com os valores de investimento na campanha.

8. LTV (Lifetime-Value)

Informa dados do relacionamento, fidelidade e retornos entre um consumidor e a empresa em um determinado período, estimando o tempo de fidelidade, investimentos e retornos possíveis.

Métricas de campanhas pagas

Há também as métricas de campanhas pagas, que são:

9. CPC (Custo por Clique)

É muito utilizada em campanhas de mídia paga e apresenta o valor médio que foi investido para cada clique que o anúncio recebe.

10. CTR (Taxa de Clique)

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Diferente do CPC, a CTR representa o percentual de pessoas que clicaram em um determinado e-mail com base no número de pessoas que abriram. Aqui o foco não é na base de pessoas que receberam o e-mail, mas sim a taxa de pessoas que visualizaram.

11. CPL (Custo por Lead)

Possibilita saber o valor de cada lead gerado. Essa métrica é muito importante para as empresas, porque ajuda o setor de marketing a ganhar mais credibilidade e melhora a identificação de novos investimentos para a companhia.

12. CPA (Custo por Aquisição)

Muito usada para as ações de mídia paga, ajuda a identificar o valor pago para que o público atinja o principal objetivo da campanha, que na maioria das vezes está ligado a uma conversão.

Sendo assim, conhecer as principais métricas permite que você planeje melhor as campanhas e ações de marketing que a empresa realizará, e assim se destacar no mercado e diante da concorrência, chamando atenção de clientes e investidores.

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