O que é marketing de conteúdo e como aplicar no seu negócio

O que é marketing de conteúdo e como aplicar no seu negócio

Você já se perguntou: “Qual a origem e quais critérios definem os resultados de pesquisa no Google?”, ou ainda, “Como aparecer entre essas páginas de destaque?”. Se essas foram dúvidas que já passaram por sua mente, saiba que a resposta está nestas 3 palavras: marketing de conteúdo.

A democratização que veio com o marketing digital permite que as empresas compitam igualmente, a partir da produção de materiais de valor

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Para isso, meios mais simples e baratos – como o marketing de conteúdo – se mostram essenciais para a geração de leads para o seu negócio.

Com isso em mente, abordaremos os pontos importantes sobre essa metodologia de divulgação de produtos e serviços, o marketing de conteúdo, no decorrer deste artigo.

O que é marketing de conteúdo?

Marketing de conteúdo, basicamente, é criar e compartilhar conteúdo verdadeiramente valioso para atrair, converter e reter clientes em potencial.

O tipo de conteúdo deve estar relacionado ao que sua empresa vende – ou segmentos correlatos – para atrair a atenção de pessoas que podem comprar de você, demonstrando valor, conhecimento e sanando dúvidas desses potenciais clientes.

Por exemplo: se você trabalha em uma fábrica de roldanas, uma opção é publicar posts sobre as múltiplas funcionalidades e tipos de roldanas.

Só assim é possível envolver o público e direcioná-los na interação com o negócio, desenvolvendo uma rede de prospects para o futuro.

Lembre-se: você deve beneficiar aqueles que lêem e que se relacionam com o negócio. 

Seja pedagógico, tire dúvidas e eduque. Isso significa focar no cliente e adicionar valor genuíno para ele e para a experiência.

Como fazer marketing de conteúdo na prática?

Agora você está ciente das funções que esse tipo de marketing exerce no ecossistema do marketing digital e para o desenvolvimento da marca.

Contudo, falta detalhar com mais aprofundamento a respeito das ações que contemplam o marketing de conteúdo para que você possa colocá-lo em prática – se direcionando para resultados mais qualificados. Vamos lá?

1. Mostre soluções

Mais do que detalhar o que seu consumidor está enfrentando, é crucial apresentar uma solução ao problema que o assola – inicialmente abordando o tema; mais a frente com soluções diversas; e, para contatos prontos para aquisição, direcionando-o ao seu produto/negócio.

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Deve ficar extremamente claro o que ele deve fazer se quiser resolver aquela questão que o levou à página sobre corte plasma industrial. Então, você deve mostrar onde sua empresa pode ajudá-lo de fato.

Na verdade, ao desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo, as empresas devem ter cuidado ao dizer que seus produtos ou serviços podem ser soluções, para não parecer apenas uma tentativa de venda. 

Lembre-se que aspectos informativos e de valor na experiência são ainda mais importantes nessa estratégia. 

2. Seja multimídia

Alguns formatos de conteúdo são muito úteis para ajudar os consumidores a entender o que você faz.

Ótimos exemplos incluem:

  • Newsletters;
  • Mailing lists;
  • Tutoriais;
  • E-books.
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Conteúdos mais visuais, como infográficos e vídeos, são bons para um aprendizado rápido. Com eles, seu cliente vislumbra de verdade como é usar seu produto (o que também contribui para absorver a essência do seu atendimento).

3. Organize webinars

Palestras ao vivo com tópicos adequados ao seu tipo de negócio são perfeitos para educar seu público.

Você pode criar webinars que ajudem os clientes a entender melhor o valor que você oferece dentro de uma estratégia específica, por exemplo.

Isso o faz entender o quadro geral de como aproveitar mais o que está sendo vendido para além do consumismo: é uma questão de melhorar a vida e alcançar objetivos!

4. Promova seu conteúdo

Promover e distribuir seu conteúdo é muito mais barato do que muitos outros custos relacionados ao CAC (Custo de Aquisição de Clientes).

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Aliás, isso é algo a se considerar para quem trabalha com vendas externas – algo diferente do modelo de vendas internas.

Considere as possibilidades de realizar viagens ou negociações na hora errada, quando o cliente ainda não está pronto para comprar. Isso pode atrapalhar bastante as conversões.

Portanto, certifique-se de sempre direcionar seu conteúdo para o público certo e para os canais mais adequados.

Por que dedicar-se ao marketing de conteúdo?

O foco principal é conquistar a confiança do público. Mas, em geral, o marketing de conteúdo serve a vários propósitos, como confirma a lista abaixo:

Educa o público

Nessa estratégia é possível criar conteúdos para explicar conceitos, dar conselhos e falar sobre tendências dentro da sua área de atuação.

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Hoje, com serviços e ofertas cada vez mais disruptivos surgindo, definir conceitos e novos caminhos é a base da geração de demanda.

Um bom exemplo do que estamos falando é o próprio inbound marketing.

Aumenta a fidelização

“Fidelização” significa menores custos para aquisição de novos clientes e a certeza de um valor X de vendas para manter o caixa da sua empresa de forma mais frequente.

Além disso, clientes fiéis continuarão indicando sua empresa para outras pessoas, o que aumenta a divulgação e inserção da sua marca, e permite que você venda seus produtos ou serviços por um preço que se destaque dos seus concorrentes (geralmente superiores, devido ao valor agregado, sem que isso comprometa o negócio).

Impulsiona a confiança

Se você trabalha com vendas ou é empresário há muito tempo, deve saber o quanto a confiança é importante para os consumidores fazerem negócios com você – e fazê-los repetidamente, é claro. 

Portanto, se você tem uma marca digital forte que oferece alto valor informativo, conteúdo qualificado é matéria-prima indispensável para promover mais alcance e credibilidade.

Viu só, o marketing de conteúdo pode se mostrar a principal ferramenta para posicionar sua marca entre os resultados do Google (a partir de estratégias como a aplicação de palavras-chave) e ainda promover resultados ainda mais qualificados para diversos processos mercadológicos.

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