Projetos sustentáveis e inovadores de hospital da região Amazônica são apresentados em congresso nacional

Projetos sustentáveis e inovadores de hospital da região Amazônica são apresentados em congresso nacional

Unidade, gerenciada pela Pró-Saúde em Santarém, integra ranking dos melhores hospitais públicos do Brasil

Cinco cases com características sustentáveis, inovadoras, criativas e que atestam a excelência em gestão e garantem qualidade nos atendimentos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), foram apresentados pela Pró-Saúde, no Congresso Nacional de Hospitais Privados (Conahp), edição 2022.

Ads 01

Os projetos da entidade são executados no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), localizado em Santarém, interior paraense, em meio à região Amazônica. A unidade pública é gerenciada desde 2008 pela Pró-Saúde ― uma das maiores entidades filantrópicas de gestão de serviços hospitalares do país.

Promovido pela Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), o congresso nacional foi realizado entre os dias 7 e 11 de novembro, em formato híbrido (presencial e online) e tem como objetivo discutir as mudanças estruturantes e necessárias que a saúde no Brasil precisa.

O hospital, que integra a rede pública de saúde do Governo do Pará, teve cinco trabalhos selecionados para apresentação.

Os cases abordam temas como farmacoeconomia de medicamentos injetáveis, farmacoeconomia após implantação de indicador, desospitalização como ação para reduzir tempo de internação do paciente, impactos dos custos durante a pandemia e prescrição farmacêutica positiva para efetividade do plano terapêutico.

“O congresso da Conahp é um dos eventos referência na área da saúde entre os hospitais privados. O HRBA, mesmo sendo um hospital público, teve cinco trabalhos aprovados para exposição, provando mais uma vez a responsabilidade que nossos profissionais têm em entregar valor aos pacientes, demonstrando que pode ser modelo para qualquer serviço, seja público ou privado”, destaca a gerente corporativa de Atenção Farmacêutica da Pró-Saúde, Letícia Teles.

Os projetos proporcionam resultados positivos com redução de custos que garantem o equilíbrio financeiro e permitem a expansão da assistência em saúde em benefício dos pacientes.

“Fomos inovadores na implantação da prescrição farmacêutica na unidade. Com esta ação, garantimos a segurança da prescrição médica, com a possibilidade de correção, dando autonomia ao farmacêutico”, explica a gerente de Farmácia do HRBA, Sândrea Queiroz.

“Com isto e com apoio de outras estratégias, diminuímos a ocorrência de erros no plano terapêutico de 15% para 1%, proporcionando uma assistência segura e resolutiva aos pacientes”, complementa Sândrea.

Os trabalhos explanados no congresso apontam a expertise em gestão desenvolvida pela Pró-Saúde no HRBA e comprovam o cuidado com os processos que promovem qualidade e segurança aos pacientes, por meio de práticas exitosas, alinhadas a estratégias avançadas de gestão em saúde.

“É uma grande honra estarmos junto aos grandes serviços e instituições que fazem parte do mercado de saúde no Brasil. É oportunidade de aprender, e de trocar experiências com o que há de mais moderno na administração hospitalar do país. Estar aqui, nos estimula a continuar fazendo sempre o melhor”, reforça o diretor Técnico do HRBA, médico Epifanio Pereira.

No currículo do hospital paraense, que é referência em média e alta complexidades para uma população de 1,4 milhão de habitantes residentes em 30 municípios do oeste paraense, constam relevantes conquistas nacionais, entre elas, a certificação ONA 3 – Acreditado com Excelência, que se mantém há sete anos.

Esta semana, o hospital foi escolhido pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (IBROSS) em parceria com a Organização Nacional de Acreditação (ONA), OPAS/OMS e o Instituto Ética Saúde, como o melhor hospital público região Norte e décimo primeiro do Brasil.

Ads 03

“Participar deste evento nacional demonstra que a gestão da Pró-Saúde está alinhada com as melhores práticas nacionais e internacionais de gestão e assistência, gerando tecnologia e conhecimento em Santarém, que pode ser compartilhado com todo o País. É uma honra para a família HRBA, para Santarém, e toda a região Oeste do Pará”, conclui o diretor Hospitalar, Hebert Moreschi.

Redação ODIN NEWS, o seu site de Notícias, Dicas e Informações do Cotidiano em todo Brasil. Fique bem informado com os conteúdos separados exclusivamente para você. Você está no lugar certo para consumir conteúdos e informativos de qualidade.

Separamos para você

Quais são os sintomas de intoxicação por medicamentos?

Quais são os sintomas de intoxicação por medicamentos?

Desvendando as tensões: a relação entre pedreiros e engenheiros na construção civil

Desvendando as tensões: a relação entre pedreiros e engenheiros na construção civil

O que é marketing de conteúdo? Definição, importância e benefícios!

O que é marketing de conteúdo? Definição, importância e benefícios!

Desvendando o universo do marketing: serviços essenciais oferecidos por agências de marketing

Desvendando o universo do marketing: serviços essenciais oferecidos por agências de marketing