O que são construções sustentáveis?

O que são construções sustentáveis?

Hoje, técnicas de construção ecologicamente corretas estão entre as prioridades de muitos arquitetos.

As fachadas sustentáveis ​​são um dos pilares sobre os quais a arquitetura e a construção sustentáveis ​​agora repousam.

Ads 01

A construção sustentável já não é um projeto de futuro, mas já faz parte do presente.  

O que é construção sustentável?

É um tipo de construção assente nos seguintes pilares:

Respeito pelo meio ambiente

A construção sustentável sempre considera o local onde vai ser construída, ao invés de destruir seu entorno, ela se adapta e aproveita os elementos que a cercam para sua criação.

Otimiza os recursos naturais existentes

Seguindo a filosofia de aproveitar ao máximo os recursos naturais, esse tipo de construção trabalha com a natureza e não contra ela.

Respeita os princípios ecológicos

Tentamos justificar a finalidade da construção e seu impacto favorável nas gerações futuras e no meio ambiente.

Minimiza ao máximo os custos sociais e o seu impacto no ambiente, promovendo a reciclagem, reutilizando recursos e emitindo uma baixa pegada de gases poluentes.

Benefícios das fachadas sustentáveis

A fachada é sustentável não apenas porque o desenvolvimento de seus materiais leva em consideração o meio ambiente.

Em alguns casos, como fachadas verdes ou onde foi necessária a utilização de KRION, o material tem um efeito purificador do ar circundante da construção. 

Estes melhoram a eficiência energética dos edifícios por exemplo, nomeadamente através da utilização de técnicas construtivas específicas como as fachadas ventiladas.

Eles são recicláveis

Terminada a vida útil de materiais com alto teor mineral, como o KRION, eles podem ser reciclados para obtenção de novos recursos para outras construções.

Técnicas de construção sustentável

As técnicas de construção sustentável começaram a aparecer na construção durante a década de 1980, quando nasceu o conceito de “desenvolvimento sustentável” .

Ads 03

Essas técnicas visam um tipo de construção que não apenas não contamine o meio ambiente do canteiro de obras, mas também minimize os danos ecológicos causados ​​durante a fabricação dos materiais.

Logicamente, a seleção de materiais desempenha um papel essencial na determinação da durabilidade de uma construção. Para saber se é esse o caso, é necessário seguir uma série de orientações:

  • O material vem de uma produção justa e sustentável.
  • O material não é poluente.
  • Durante seu ciclo de vida, consome pouca ou nenhuma energia.
  • Provém de uma fonte que se encontra em abundância na natureza e que se renova facilmente.
  • Pelo menos parte do material é reciclável.

Para desenvolver técnicas de construção sustentáveis, é essencial que os materiais cumpram esses requisitos.

As superfícies sólidas de KRION cumprem todas estas condições, pelo que se converteram numa das opções preferidas dos arquitectos que procuram construir projetos sustentáveis.

Materiais de construção sustentáveis

A natureza nos fornece muitos materiais de construção sustentáveis, e muitos construtores e arquitetos os usam para alcançar uma construção sustentável.

Ads 04

Uma fachada natural é caracterizada pelo uso desses materiais.

O bambu, sem dúvida, já está na lista de materiais sustentáveis. É resistente, durável e 100% ecológico.

No entanto, seu alto custo é uma desvantagem: de fato, poucas plantações de bambu destinam sua produção para o setor de construção.

Dura e resistente, a rocha é também um material ecológico, que respeita também a regra dos três R ‘S: reutilizar, reciclar e reduzir.

No entanto, deve-se ter em mente que a rocha é um material difícil de trabalhar, que não se adapta facilmente ao design.

Ads 05

Portanto, embora este material se encaixe perfeitamente em um ambiente natural, não permite projetar uma casa sob medida.

Fardos de palha, um material de construção ecológico, também estão ganhando destaque. Apresentam inúmeras vantagens, entre as quais a sua leveza e facilidade de adaptação a qualquer tipo de projeto arquitetônico.

Porém, na prática, são pouco resistentes ao fogo e à umidade, constituindo por isso um material ecológico com pouca resistência.

A madeira é o material natural por excelência. Amplamente utilizado, oferece qualidades notáveis ​​em termos técnicos e ecológicos.

Além disso, a madeira tem uma característica que mantém ao longo de sua vida útil: é um material fotocatalítico. No entanto, é mais suscetível do que outros materiais ao aparecimento de fungos e bolores e, claro, vulnerável ao fogo, portanto, não é o material perfeito.

Ads 06

Redação ODIN NEWS, o seu site de Notícias, Dicas e Informações do Cotidiano em todo Brasil. Fique bem informado com os conteúdos separados exclusivamente para você. Você está no lugar certo para consumir conteúdos e informativos de qualidade.

Separamos para você

Atendimento online: 7 vantagens de falar com seu advogado pela internet!

Atendimento online: 7 vantagens de falar com seu advogado pela internet!

Quais são os sintomas de intoxicação por medicamentos?

Quais são os sintomas de intoxicação por medicamentos?

Desvendando as tensões: a relação entre pedreiros e engenheiros na construção civil

Desvendando as tensões: a relação entre pedreiros e engenheiros na construção civil

O que é marketing de conteúdo? Definição, importância e benefícios!

O que é marketing de conteúdo? Definição, importância e benefícios!