No dia do Vegetarianismo, especialista orienta sobre escolha alimentar

No dia do Vegetarianismo, especialista orienta sobre escolha alimentar

O Dia Mundial do Vegetarianismo é comemorado nesta sexta-feira, 1º de outubro. A data foi criada em 1977 pela Sociedade Vegetariana Norte-Americana e desde então simboliza os hábitos alimentares e o respeito às pessoas que não consomem carnes e outros produtos alimentícios provenientes dos animais.

Segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira (SBV), o vegetarianismo é o regime alimentar que exclui os produtos de origem animal. O órgão afirma que reconhece ainda as variações de interpretação do termo. “A dieta vegetariana tem variações na forma e nas origens também. Uma pessoa pode escolher adotar esse tipo de alimentação com base na religião ou questões filosóficas, éticas, ambientais e científicas”, diz a professora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera Valparaíso de Goiás, Marcela Guimarães.

Ads 01

A nutricionista destaca que, independente da motivação, “esse hábito alimentar, ao contrário do que muitos pensam, não traz prejuízos à saúde, sendo perfeitamente possível encontrar a adequação nutricional conforme as necessidades individuais. Estudos científicos já demonstraram isso, no entanto, deve-se salientar a importância do planejamento alimentar e, se for o caso, da suplementação”, explica.

Com base nos critérios definidos pela SBV, a profissional lista os tipos de vegetarianismo como Ovolactovegetarianismo, que utiliza ovos, leite e laticínios na sua alimentação; o Lactovegetarianismo, que permite o consumo de leite e laticínios na sua alimentação, o Ovovegetarianismo, em que são consumidos ovos, e o Vegetarianismo estrito, que não adota nenhum produto de origem animal na alimentação.

Com relação à última categoria, em que o consumo tem mais restrições que as demais, o Conselho Regional de Nutrição (CRN-3) afirma que há déficit na ingestão de Vitamina B12, o que demanda a prescrição de alimentos fortificados ou suplementos, além da atenção com cálcio e proteína. Já na dieta ovolactovegetariana, deve ser observada a suplementação dos elementos ferro, zinco e ômega-3.

“Qualquer dieta sem um planejamento, desequilibrada, pode provocar prejuízos à saúde. Com o vegetarianismo não é diferente. Por isso, recomendamos o aconselhamento de um profissional nutricionista para análise e prescrição de uma dieta personalizada, que vai suprir as carências nutricionais do indivíduo”, destaca a professora. “O vegetarianismo pode ser adotado em qualquer idade, mas tem limitações na adoção por pessoas que sofram de algum distúrbio alimentar, como anorexia, bulimia e outras. Por isso o acompanhamento do nutricionista precisa englobar, também, aspectos comportamentais, psicológicos, biológicos e socioculturais”, esclarece.

Para quem deseja iniciar esse tipo de dieta, a professora dá a dica: “Evite excluir os alimentos da alimentação sem a ajuda de um nutricionista, pois a substituição dos grupos alimentares sem um acompanhamento dessa evolução poderá acarretar prejuízos à saúde e até mesmo agravar quadros clínicos já existentes. Muitas pessoas começam eliminando apenas a carne vermelha, para então excluir o frango e o peixe. Com paciência e planejamento é possível encontrar um equilíbrio nas trocas alimentares para se viver com saúde nos diferentes tipos de vegetarianismo”, comenta Marcela.

A profissional lista algumas dicas para quem deseja adotar a dieta vegetariana:

– Comece aos poucos. Deixe de consumir a carne uma vez na semana e vá progredindo. Nessa fase é preciso ter paciência, pois uma proibição severa logo de início prejudicar a adesão à dieta e contribuir com o desenvolvimento de transtornos alimentares;

– Busque compreender a motivação pela qual escolheu adotar essa nova dieta. A reflexão ajudará a dar mais motivação e também encontrar novas formas de preparo e fontes de alimentação;

– Pesquise a respeito de profissionais qualificados na área do vegetarianismo. Uma correta transição alimentar evita futuros problemas à saúde e contribui para a adoção permanente de um novo estilo de vida.

Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância.

Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.  Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse:

Ads 03

https://www.anhanguera.com e https://blog.anhanguera.com/category/noticias/

Sobre a Kroton 

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 829 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.221 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2,1 mil unidades parceiras, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse: www.kroton.com.br

Redação ODIN NEWS, o seu site de Notícias, Dicas e Informações do Cotidiano em todo Brasil. Fique bem informado com os conteúdos separados exclusivamente para você. Você está no lugar certo para consumir conteúdos e informativos de qualidade.

Separamos para você

Quais são os sintomas de intoxicação por medicamentos?

Quais são os sintomas de intoxicação por medicamentos?

Dia Mundial de Conscientização da doença de Parkinson: o conhecimento é primordial

Dia Mundial de Conscientização da doença de Parkinson: o conhecimento é primordial

Método Wim Hof: benefícios da banheira de gelo que tem atraído famosos

Método Wim Hof: benefícios da banheira de gelo que tem atraído famosos

Preocupação excessiva com a aparência, distorção de imagem, medo (ou mania) de espelho… Precisamos falar sobre a Dismorfia Corporal!

Preocupação excessiva com a aparência, distorção de imagem, medo (ou mania) de espelho… Precisamos falar sobre a Dismorfia Corporal!