Independência ou morte! Confira a programação completa para celebrar os 200 anos do grito de Dom Pedro I

Independência ou morte! Confira a programação completa para celebrar os 200 anos do grito de Dom Pedro I

No bicentenário da independência do Brasil, saiba como está a região do Ipiranga, onde Dom Pedro I gritou “independência ou morte”.

O coração (literalmente) de Dom Pedro I está de volta ao Brasil. Recebido pelo Governo Federal no dia 23 de agosto, a relíquia veio como parte das festividades pelo bicentenário da independência do Brasil, que será no próximo dia 7.

Ads 01

Disponível para visitação no Itamaraty, em Brasília, o órgão do ex-imperador do Brasil estará na Sala Santiago Dantas até o dia 5 de setembro, das 8h às 17h30. Não há a necessidade de agendamento e a entrada é gratuita.

Depois deste prazo, o coração de Dom Pedro I voltará à Igreja da Irmandade da Lapa, na cidade do Porto. Caso você não consiga visitar a capital brasileira a tempo de ver o artefato, não se preocupe: existem outras programações turísticas para relembrar desta data tão importante para a história nacional.

Como foi a independência do Brasil?

Antes de falar dos programas turísticos, relembre como foi a independência do Brasil. Em São Paulo, Dom Pedro I recebeu uma carta da esposa, Princesa Leopoldina e do ministro José Bonifácio. Nela, dizia que estava na hora de tomar uma decisão em relação à pressão exercida pelas cortes portuguesas.

Após ler a carta levada por Paulo Emílio Bregaro, o regente montou em sua mula e gritou a famosa frase: “Independência ou morte”. No dia 7 de setembro de 1822, às margens do rio Ipiranga, o Brasil se tornou independente do governo português.

Embora esta seja a data simbólica, a independência do Brasil foi fruto de diversos acontecimentos:

Chegada da Família Real ao Brasil

Um ano após a invasão francesa a Portugal, em 1807, o então regente, que anos depois seria Dom João VI, fugiu para o Brasil junto à sua corte. Em 1815, firmado no Rio de Janeiro, seu governo elevou a antiga colônia do País ao patamar de Reino Unido.

Retorno de Dom João VI para Portugal

Em 1821, o rei Dom João IV foi obrigado a retornar ao País português. Porém deixou o Brasil nas mãos de seu filho, Dom Pedro I, então príncipe regente. Ao voltar a Portugal sem o seu filho, Dom João IV sofreu duras críticas e começaram as pressões excessivas das cortes.

Pressão da corte portuguesa

Ao reafirmar o desejo da volta de Dom Pedro I ao País, os portugueses expressavam a vontade que havia para que o Brasil voltasse a ser uma colônia. Com isso, a corte portuguesa começou a tomar atitudes drásticas com os latinos. Os deputados demitiram milhares de funcionários após acabar com as repartições públicas.

A tentativa era de desestabilizar o governo a qualquer custo, forçando uma desistência. Por sua vez, o vice-presidente da província de São Paulo, José Bonifácio, escreveu uma carta de repúdio contra a corte lusitana. Na carta, ele expressava o desejo de ter o príncipe regente no Brasil.

Dia do fico de Dom Pedro I

“Se é para o bem de todos e a felicidade geral da nação, digo ao povo que fico”. Essa foi a frase dita por Dom Pedro I no dia 9 de janeiro de 1822. A decisão do príncipe regente foi contrariar todas as regras de seu país de origem para estar à frente do Brasil.

Após o dia do fico, com o apoio político local, José Bonifácio, grande responsável pelo feito, se tornou ministro e iniciou um movimento a favor da independência. Insatisfeitos com a postura do príncipe, a corte enviou uma carta ao Brasil exigindo a volta dele para o velho continente.

Ads 03

Como Dom Pedro I estava em São Paulo, quem recebeu a carta foi sua esposa, a Princesa Leopoldina. Maria Leopoldina leu a carta e certa de que havia chegado o momento da independência, enviou um recado ao seu marido através de Paulo Bregaro.

Grito do Ipiranga

Ao receber o recado de sua esposa, Pedro de Alcântara estava em São Paulo. Tirou o brasão português de sua roupa, montou em sua mula e não hesitou em gritar: “Independência ou morte”.

Ao retornar ao Rio de Janeiro, o imperador teve uma recepção calorosa do público. O Brasil estava ao seu lado. Ou melhor, grande parte dele.

Margens do Rio Ipiranga

O momento citado acima ocorreu às margens do Rio Ipiranga, na capital paulista. Reconhecido no hino nacional, o local abriga um museu histórico e é um ponto turístico.

Pessoas do Brasil e do mundo procuram passagens aéreas, pacotes de viagens  e excursões para poder chegar ao marco da história brasileira. Embora o local não tenha sido programado para a proclamação da independência, ele se tornou um dos mais famosos do país.

Guerra da Independência

Ads 04

Mesmo sendo exaltado por muitos, Dom Pedro I também sofreu rejeição no próprio país, pois uma parte da população se dizia fiel a Portugal. Essas rejeições geraram conflitos que aconteceram nas províncias do Pará, Bahia, Maranhão e Cisplatina (atualmente território do Uruguai). A Guerra se estendeu por dois anos e acarretou na morte de mais de 3 mil pessoas.

Principais roteiros turísticos para se fazer no Ipiranga

Agora que você relembrou de como foi a independência do Brasil, você pode ter maior contexto sobre as celebrações desta data tão importante. Além da já citada exposição do coração de Dom Pedro I, haverá uma vasta programação especial em São Paulo. Organizada pela SPTuris, ela contará com onze atrações especiais:

Museu do Ipiranga

Com risco de desabamento, o Museu do Ipiranga foi fechado às pressas em 2013. Depois de nove anos, o local finalmente será reaberto para visitação. A reforma custou R$ 235 milhões, sendo custeada pela Lei de Incentivo à Cultura e contou com investimentos públicos e privados.

Mais de 3 mil objetos foram restaurados, entre eles 122 pinturas e duas maquetes: uma da cidade de São Paulo e outra do próprio Museu do Ipiranga. Eles se juntam a um total de 450 mil itens – de quadros a documentos históricos.

Além disso, a nova versão do museu decidiu apostar na interatividade. Todas as salas possuem telas explicando a história de cada objeto, com alguns deles podendo até ser tocados pelos visitantes. A acessibilidade também está presente, com o uso de braile e intérpretes de libras

Ads 05

Haverá uma inauguração simbólica para os funcionários responsáveis pela obra e estudantes no feriado de 7 de setembro. No dia seguinte, o público já poderá visitar gratuitamente as instalações do museu.

Parque da Independência

Visando as comemorações do bicentenário da independência, o Parque da Independência foi revitalizado. Com investimento de R$ 11 milhões feito pela prefeitura, houve uma ampliação de 45 mil m² no espaço – readequando instalações, lixeiras, pistas de cooper, bancos, acessos e sanitários.

Quem gosta de aproveitar a natureza terá uma ótima experiência no parque. São mais de 160 espécies de plantas, com 94 de animais – entre eles pica-paus, bem-te-vis, papagaios, tuins, periquitos e maracanãs.

O local onde Dom Pedro I libertou o Brasil da condição de colônia também contará com um desfile cívico no dia 7 de setembro, na pista central da Avenida Dom Pedro I. Realizada das 8h às 12h30, ela contará com a participação dos Paraquedistas Cometas, da Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira e da Cavalaria do Exército com o uniforme oficial dos Dragões da Independência.

Cripta Imperial e Monumento à Independência

Disponíveis para visitação a partir do dia 7 de setembro, é possível conhecê-los de terça a domingo, das 9h às 17h. Com entrada gratuita, eles terão a exposição Representantes da Nação. Caso você não possa ir lá no feriado, não se preocupe: ela acontecerá até 4 de agosto de 2024.

Casa do Grito

Ads 06

Com a exposição Independência ao Grito, ela está aberta de terça a domingo, com funcionamento das 9h às 17h. Com entrada gratuita, é possível agendar visitas educativas a partir do dia 13 de setembro.

Exposição Vozes Insurgentes

Falando sobre todos os heróis e heroínas responsáveis pela construção do país, esta exposição será realizada até o dia 25 de setembro. Ela estará disponível em diversos locais da cidade como o Viaduto do Chá e os parques do Ibirapuera, da Vila Guilherme, do Carmo e da Previdência.

Projeto Monumenta

Disponível no Parque da Independência e na Casa do Grito, este projeto investe em uma experiência gamificada e com uso de realidade aumentada – basta ter um celular com câmera para desfrutar. Nela, estão disponíveis maquetes de monumentos artísticos da Semana de Arte Moderna, do sesquicentenário da Independência e do IV Centenário de São Paulo – todos marcantes para a cidade no século XX:

Vozes do Ipiranga

Criada para oferecer uma experiência cênica imersiva, o objetivo desta programação gratuita no Parque da Independência é colocar o público no centro das atenções. Nela, a história da independência do Brasil é contada com uso de cenas, áudios e dados.

Bloco dos Independentes

Realizada no Parque da Independência no dia 7 de setembro, às 15h e 16h30, esta intervenção artística mostrará personagens importantes da história do Brasil com uma abordagem didática e descontraída.

Teatro Municipal de São Paulo

Receberá a exibição do Vídeo Contramemória, que celebra a Semana de Arte Moderna, realizada em 1922 e de grande importância para a história do país. Produzida pela Paranoid e dirigido por Luis Villaverde e Moira Soares, a peça contará com obras expostas.

Solar da Marquesa de Santos

O Sarau no Solar contará com apresentação da atriz Beth Araújo, que tocará músicas do século 19 e lerá textos e cartas escritas por Dom Pedro I. Ela será realizada no às 11h do dia 10 de setembro no Solar da Marquesa – ao lado do Pátio do Colégio, onde a cidade de São Paulo começou a ser construída.

Centro Cultural Vila Itororó

Para completar as festividades, no dia 10 de setembro haverá a projeção mapeada Vila Itororó 100 Anos. Começará às 19h com o show Meniere de Eramir Neto e Convidados, dando sequência para o Espetáculo Mariofagia, às 20h.

Redação ODIN NEWS, o seu site de Notícias, Dicas e Informações do Cotidiano em todo Brasil. Fique bem informado com os conteúdos separados exclusivamente para você. Você está no lugar certo para consumir conteúdos e informativos de qualidade.

Separamos para você

Como escolher as cores perfeitas para os cômodos da sua casa?

Como escolher as cores perfeitas para os cômodos da sua casa?

Explorando o universo das coifas: entendendo suas funções e benefícios

Explorando o universo das coifas: entendendo suas funções e benefícios

Quanto custa para envelopar uma geladeira? Melhores preços!

Quanto custa para envelopar uma geladeira? Melhores preços!

Qual tênis é mais resistente: Vans ou Converse?

Qual tênis é mais resistente: Vans ou Converse?