Conserto de fechaduras: quais as alternativas antes de precisar trocar?

Conserto de fechaduras: quais as alternativas antes de precisar trocar?

Com o tempo, tanto a chave como a própria fechadura sofre um certo desgaste e acaba não funcionando direito. Mas afinal, quando dá para consertar e quando é necessário substituir por uma nova?

Saiba agora como é feita a troca de uma fechadura, quais as opções de conserto e quais os problemas mais comuns que podem surgir.

Quais os problemas mais comuns de uma fechadura?

Com o tempo e mau uso, as fechaduras também apresentam vários tipos de problemas, assim como qualquer outra peça de construção. Em alguns casos, a fechadura pode travar de forma inesperada, impedindo a abertura ou o fechamento adequado da porta.

Além disso, é comum que a chave fique presa na fechadura, dificultando girá-la para abrir ou fechar a porta.

Do mesmo modo, seu uso frequente, como abrir e fechar a porta repetidamente sem motivo, pode levar ao desgaste prematuro do mecanismo de travamento, fazendo com que a porta não tranque mais.

Um outro problema comum em fechaduras é a localização da propriedade, que pode influenciar no seu desgaste.

Por exemplo, em áreas costeiras, a exposição à maresia ao longo do tempo pode prejudicar a durabilidade e resistência da fechadura. Nesses casos, é importante investir em limpeza e manutenção recorrentes para preservar a fechadura.

Do mesmo modo, outro problema é quando a porta e a fechadura não seguem o mesmo padrão. A escolha do design da fechadura não deve ser o único critério, a peça precisa ser eficaz em termos de proteção.

Com o tempo, as chaves também se tornam mais frágeis e as fechaduras podem enferrujar devido à umidade. Isso pode resultar em quebra da chave dentro da fechadura. Se a parte quebrada da chave estiver exposta, é possível utilizar um alicate para removê-la.

No entanto, se a parte quebrada estiver completamente escondida no interior da fechadura, é recomendável chamar um chaveiro profissional, como um chaveiro são josé dos pinhais.

Assim, seguindo as dicas de manutenção, cuidando dos fatores externos e buscando assistência de profissionais quando necessário, manter o bom funcionamento e a segurança das fechaduras em uma propriedade será bem mais fácil.

Como é feita a troca de uma fechadura?

A troca de uma fechadura pode ser feita seguindo alguns passos simples. Primeiro, verifique a marca da sua fechadura, que geralmente fica impressa na fechadura ou na chave.

Depois é necessário medir o tamanho da fechadura, do trinco até a maçaneta para escolher o tamanho adequado. Em seguida, remova a maçaneta interna soltando os parafusos e retire o espelho interno, se necessário.

Ads 03

Desmonte as partes da fechadura soltando os parafusos internos e remova a tranca. Instale a nova tranca e o novo cilindro, apertando os parafusos.

Aproveite para testar o funcionamento da tranca e do cilindro com a chave. Por fim, aperte os parafusos restantes e verifique se a nova fechadura abre e fecha corretamente.

De qualquer forma, vale lembrar que é importante usar lubrificante de grafite nas fechaduras para mantê-las funcionando e evitar a necessidade de trocas frequentes. Assim como é indispensável que a troca seja realizada por um chaveiro para garantir a eficácia.

Como uma fechadura pode ser consertada sem trocar?

Para consertar uma fechadura sem precisar trocá-la, primeiro é indispensável ter um lubrificante doméstico comum, que pode ser utilizado em diversas aplicações, incluindo fechaduras emperradas. 

A aplicação deve ser feita na abertura da trava e nas demais partes. Não hesite em usar uma quantidade generosa de óleo, pois a fechadura necessitará dele.

Ads 04

Aguarde alguns minutos para permitir que o lubrificante amoleça a poeira e a sujeira acumuladas dentro da fechadura, limitando seu movimento.

Em seguida, insira e remova a chave do buraco várias vezes, observando como ela se movimenta.

Se não houver mais resistência, o trabalho estará concluído. Caso ainda esteja um pouco presa, talvez seja necessário aplicar um lubrificante mais forte, como o grafite em pó.

Se a fechadura continuar apresentando problemas mesmo após a aplicação do óleo ou do grafite em pó, é ideal chamar um chaveiro profissional para avaliar a situação ou considerar a substituição da fechadura.

Ainda assim é importante tomar cuidado ao manusear produtos químicos e seguir todas as instruções de segurança fornecidas pelo fabricante.

Ads 05

Redação ODIN NEWS, o seu site de Notícias, Dicas e Informações do Cotidiano em todo Brasil. Fique bem informado com os conteúdos separados exclusivamente para você. Você está no lugar certo para consumir conteúdos e informativos de qualidade.

Separamos para você

Como escolher as cores perfeitas para os cômodos da sua casa?

Como escolher as cores perfeitas para os cômodos da sua casa?

Explorando o universo das coifas: entendendo suas funções e benefícios

Explorando o universo das coifas: entendendo suas funções e benefícios

Quanto custa para envelopar uma geladeira? Melhores preços!

Quanto custa para envelopar uma geladeira? Melhores preços!

Qual tênis é mais resistente: Vans ou Converse?

Qual tênis é mais resistente: Vans ou Converse?