Pesquisa mostra que 8 a cada 10 pessoas têm vergonha da própria casa
Alguns passos fáceis, rápidos e econômicos podem ajudar a elevar o visual de qualquer ambiente
Uma pesquisa feita pela MoneyWise, publicadora digital de assuntos sobre economia, mostrou que 80% dos norte-americanos têm vergonha de suas próprias casas.
Das 1088 pessoas entrevistadas, apenas 17% disse que não tinha nenhum motivo para se sentirem constrangidas com algum aspecto de seus lares. 3 em cada 4 disseram que, na verdade, suas escolhas em relação à decoração servem para impressionar seus círculos sociais.
Os pontos que mais mostraram incômodo foram a limpeza (51%), estilo (46%) e o tamanho dos espaços (39%). Dentre as soluções para os problemas, as seguintes opções foram as mais abraçadas pelos entrevistados:
- Comprar mais decoração (48%)
- Contratar serviços de limpeza (44%)
- Gastar com reparos (37%)
- Contratar um decorador profissional (32%)
- Vender a casa (31%)
- Alugar ou comprar uma casa melhor no futuro (31%)
- Atualizar os eletrodomésticos (27%)
A maioria desses recursos, no entanto, requer certo investimento. Os participantes responderam que são mais dispostos a gastar com:
- Novos eletrodomésticos (47%)
- Móveis (46%)
- Obras de arte (38%)
- Iluminação (35%)
- Almofadas decorativas (35%)
- Carpetes e tapetes (31%)
- Roupas de cama (30%)
- Hipoteca ou aluguel mais caro por uma casa melhor (28%)
- Reparos em casa (25%)
Diante de todas essas informações, veja a seguir algumas dicas para melhorar a decoração de casa e não ficar com vergonha na hora de receber os amigos e a família.
Indice:
Dê atenção aos móveis
Se você não pode comprar vários móveis novos de uma vez, dê prioridade às peças que achar mais interessante, levando em consideração a intensidade do uso e a visibilidade que têm dentro de casa.
Reformar os móveis antigos também pode dar um ar totalmente diferente aos cômodos, além de ajudar a economizar. Com tinta, algumas ferramentas, criatividade e um pouco de paciência, seu lar pode ter outra cara.
Se você está procurando por uma solução ainda mais simples, mudar os móveis de lugar é uma boa opção. Pode não parecer muito, mas faz toda a diferença. Pense em novos arranjos que melhorem a circulação, valorizem a iluminação e tragam uma atmosfera mais agradável ao espaço.
Iluminação
Às vezes, trocar uma simples lâmpada já faz um trabalho e tanto para dar um clima totalmente novo a um lugar.
Certifique-se que a sua casa tenha a iluminação necessária, investindo em abajures, lustres e luminárias com design autoral etc. Além da luz, os próprios objetos são ótimos para compor uma decoração simples e eficiente.
Também não se esqueça da luz natural. A casa deve ter portas e janelas que permitam a entrada de raios solares. Isso contribui para o visual e para o bem-estar dos moradores, já que ter contato com a luz do sol faz muito bem à saúde.
Paleta de cores
Chega de se apoiar só no branco e em outros tons neutros. Aplicar cores nas paredes, móveis e decoração em geral é a maneira perfeita para trazer um estilo bonito e diferente ao ambiente residencial.
Quem é mais discreto pode apostar em paletas de cores mais suaves, com uma presença mais minimalista. Os mais ousados podem se divertir com seleções vibrantes, mas tomando cuidado para não dar origem a poluição visual.
Cores saturadas devem andar junto a tons mais universais, como branco, preto, cinza, bege e terrosos. Isso vai permitir um equilíbrio maior.
Um pouco de verde
Plantas deixam o ambiente mais bonito e agradável, além de deixar o ar mais refrescante e cheiroso.
Diferentes tipos de plantas e flores podem ser colocadas em vasos sobre os móveis, prateleiras ou até no chão – e em todos os cômodos da casa. Quem tem os recursos para montar um terrário, seja ele grande ou pequeno, deve seguir com a ideia e criar espaços naturais que vão ser o verdadeiro charme da casa.
Antes de escolher as plantas, certifique-se de encontrar as espécies apropriadas para o seu estilo de vida, levando em consideração o ambiente, clima, iluminação, quanto tempo você tem para se dedicar ao cultivo, etc.
Objetos de decoração
Alguns objetos simples e baratos, quando dispostos da maneira certa, já fazem um trabalho e tanto para trazer um visual especial ao cômodo, mesmo que maiores mudanças na estrutura do local ou nos móveis não sejam feitas.
Invista em:
- Tapetes
- Almofadas
- Cortinas
- Quadros
- Fotografias
- Livros e revistas
- Velas
- Caixas
- Enfeites
Nichos e prateleiras
Nichos e prateleiras são ideais para guardar qualquer tipo de objeto em uma disposição que ocupa pouco espaço. Por causa disso, é principalmente recomendada para casas e apartamentos pequenos.
Em vários modelos, cores e materiais, essas peças elevam qualquer ambiente, podendo ser incluídas na sala, quarto, banheiro e na cozinha.
Outra boa notícia é que é fácil encontrar nichos ou prateleiras por preços bem acessíveis, o que torna a decoração ainda mais simples.
Redação ODIN NEWS, o seu site de Notícias, Dicas e Informações do Cotidiano em todo Brasil. Fique bem informado com os conteúdos separados exclusivamente para você. Você está no lugar certo para consumir conteúdos e informativos de qualidade.