Como melhorar a imunidade? 5 dicas de alimentação, rotina e exercícios
O sistema imune representa todas estruturas do organismo e os mecanismos de defesa que protegem nossa saúde da ação de invasores e eventuais lesões. Quando ele está forte, a frequência com que uma pessoa fica doente e até mesmo a intensidade dos sintomas podem diminuir.
Dessa forma, é cada vez mais relevante procurar métodos de como melhorar a imunidade e assegurar, na medida do possível, que as defesas do organismo estejam sempre em dia e com total capacidade para desempenhar suas funções biológicas.
A boa notícia é que existem estudos que comprovam a possibilidade de fortalecer a resposta imunológica. Entre nossos aliados, temos os nutrientes essenciais obtidos por meio da alimentação, a prática regular de atividades físicas e até mesmo a hidratação.
Por outro lado, uma dieta pobre em vitaminas e minerais, o sedentarismo, o estresse e a falta de um sono restaurador são fatores que podem reduzir a capacidade do corpo de combater doenças, resultando em doenças mais frequentes e intensas.
Continue lendo e veja como funcionam esses mecanismos de defesa, para saber o que melhora a imunidade e colocar esses bons hábitos em prática com nossas dicas!
Indice:
Tem como melhorar a imunidade adotando hábitos saudáveis?
O sistema imune é formado por diversos órgãos, tecidos e estruturas biológicas presentes em nosso organismo, capazes de produzir células de defesa, combater a ação de microrganismos causadores de doenças, expulsar esses patógenos e reparar as áreas impactadas.
Para isso, esse complexo sistema de defesa precisa de nutrientes e do auxílio do metabolismo para manter o equilíbrio químico e as funções biológicas em atividade constante. Ao adotar hábitos mais saudáveis para sua rotina, é isso que pode ser garantido.
De modo geral, para saber como melhorar a imunidade, basta observar as atividades que estimulam o desenvolvimento do nosso bem-estar e elevam nossa energia e disposição. No caminho inverso, ações nocivas para a saúde irão sobrecarregar o organismo e diminuir a resposta imune.
Com a imunidade em alta, temos mais empenho e fôlego para enfrentar a rotina diária, desfrutamos de mais produtividade e ficamos doentes com menos frequência, além de apresentar quadros mais leves e passageiros.
Em contrapartida, a imunidade baixa aumenta a frequência e intensidade de infecções no organismo, sobretudo no trato respiratório, podemos ficar com baixa energia para realizar tarefas do dia a dia, temos mal-estar no corpo com frequência, pegamos gripe com muita facilidade e estamos mais vulneráveis a complicações de saúde.
Como podemos observar, motivos para adotar hábitos saudáveis e melhorar a imunidade não faltam.
5 dicas sobre alimentação, rotina e prática de exercícios
Quer saber como melhorar a imunidade e aproveitar mais disposição para sua rotina? Então confira nossas dicas e saiba o que fazer para fortalecer as defesas do organismo.
1. Saiba o que comer para melhorar a imunidade
O primeiro passo é cuidar da alimentação e saber o que comer para melhorar a imunidade. No geral, cada organismo pode funcionar de uma maneira particular, mas temos um conhecimento do que funciona de forma ampla e que é capaz de dar resultados na maioria dos casos.
A maioria dos nutrientes essenciais para nossa saúde é obtida com a nossa dieta padrão de refeições, que idealmente inclui as seguintes vitaminas e minerais presentes nos alimentos que ajudam a imunidade:
- Vitamina C: encontrada em frutas cítricas como a laranja, o limão e a acerola, a vitamina C possui ação antioxidante, melhora a cicatrização e estimula a ação dos linfócitos, um tipo especial de célula de defesa;
- Vitamina A: encontrada em vísceras, ovos e laticínios, além de vegetais como a cenoura e a batata-doce, oferece ação antioxidante, estimula a renovação celular e participa da produção de colágeno no organismo;
- Vitamina D: pode ser obtida ao tomar um banho de sol e por meio da ingestão de certos tipos de carne, frutos do mar, ovos e cogumelos. Estimula a absorção e regulagem do cálcio no organismo, sendo importante para reforçar os ossos e dentes;
- Vitamina E: estimula a ação dos anticorpos do sistema imune e melhora a capacidade de combater inflamações, podendo ser encontrada em nozes, amêndoas, castanhas, azeite de oliva, abacate e na gema do ovo;
- Zinco: mineral encontrado em frutos do mar, carnes, vísceras, ovos, amêndoas ou cereais integrais, capaz de regular a genética de células de defesa, otimizar a ação da imunidade adquirida e criação de anticorpos mais eficazes;
- Selênio: melhora a resposta do sistema imunológico a presença de invasores e possui ação antioxidante, sendo encontrado facilmente na castanha-do-pará, frango cozido, arroz e na clara do ovo.
Vale mencionar que o seu corpo precisa e pode se beneficiar de outros nutrientes para se manter saudável. Além disso, o consumo dessas vitaminas e minerais possibilita os melhores resultados quando ingeridos regularmente.
Posso tomar suplemento para melhorar a imunidade?
O uso de suplementos alimentares para melhorar a imunidade deve ser feito com acompanhamento e indicação profissional. Contudo, é possível afirmar que esses produtos cumprem tal propósito.
No geral, são indicados para situações onde a pessoa não consegue obter todos os nutrientes importantes com a dieta regular ou ainda quando a absorção das vitaminas e minerais dos alimentos não funciona adequadamente.
2. Mantenha-se sempre bem hidratado
Um ponto que não pode ser negligenciado ao se preocupar em melhorar a imunidade é a hidratação. É recomendado a ingestão de 35 a 40 ml de água para cada quilograma de massa corporal.
O objetivo principal desse cuidado é prevenir a desidratação, que acontece quando a perda de líquidos supera o que é ingerido, um risco comum em pessoas que levam uma vida mais corrida ou que estão sofrendo com uma infecção, como a gripe ou covid-19.
Beber bastante água também ajuda na manutenção e melhoria das funções biológicas essenciais, entre as quais temos algumas respostas do sistema imune, principalmente em relação ao combate de microrganismos e corpos estranhos que invadem o corpo.
3. Pratique exercícios físicos regularmente
A prática de atividades físicas regulares aciona e estimula o metabolismo, liberando hormônios que promovem a sensação de bem-estar e regulando atividades celulares que desenvolvem os mecanismos de defesa do sistema imune, inclusive para reforçar a produção de anticorpos.
Em média, a recomendação é para praticar ao menos 30 minutos de exercícios em três dias da semana para poder observar os primeiros resultados. No que diz respeito ao que melhora a imunidade, manter a intensidade moderada é o mais indicado.
4. Evite o estresse e tente relaxar mais
O estresse promove alterações químicas no organismo e colocam o nosso corpo em constante estado de alerta, o que consome muita energia. Dessa forma, esse fator pode comprometer a capacidade do corpo de manter os mecanismos de defesa em um nível satisfatório.
Com isso, é sempre relevante apontar que: para melhorar a imunidade você deve combater o estresse ou ao menos incluir na rotina práticas que promovem o relaxamento, como a ioga, meditação ou atividades de lazer.
5. Invista em uma rotina saudável para o seu sono
Durante o sono, o metabolismo altera seu funcionamento para reparar os danos sofridos pelo organismo com a atividade celular padrão, assim como pela exposição que normalmente ocorre ao interagir com outras pessoas.
Ao mesmo tempo, estamos tentando balancear os níveis hormonais e a química do corpo.
Quando o sono é insuficiente ou irregular, esse processo fica prejudicado e o reflexo negativo pode ser a diminuição da imunidade.
Por conta disso, é muito importante se preocupar com a qualidade do sono, evitando atividades estimulantes antes de dormir e colocando o repouso de pelo menos 8 horas por noite como uma de suas prioridades.
No geral, essas são as nossas dicas de como melhorar a imunidade. Vale ressaltar que esse processo deve fazer parte da sua rotina regular para assegurar os resultados mais satisfatórios, ou seja, não basta adotá-los por um dia e parar, eles precisam ser constantes a longo prazo.
Junto disso, não deixe de manter a carteira vacinação completa, preferencialmente com todas as doses disponíveis contra a covid-19 e imunização anual contra a gripe. Dessa forma é possível reforçar também a imunidade adquirida, que também se beneficia dos cuidados que foram citados por aqui.
Esperamos que tenha gostado do post e aprendido maneiras práticas de como melhorar a imunidade. Até a próxima!
Redação ODIN NEWS, o seu site de Notícias, Dicas e Informações do Cotidiano em todo Brasil. Fique bem informado com os conteúdos separados exclusivamente para você. Você está no lugar certo para consumir conteúdos e informativos de qualidade.