Alimentação balanceada: veja o que é a compulsão alimentar e como tratar
Por que as pessoas comem? Qual é o pior motivo para comer? Essa é uma pergunta que tem sido feita por muitos, e ainda permanece uma questão em aberto. Alguns dizem que comer é um mal necessário, que precisamos colocar comida no estômago para sobreviver. Outros argumentam que comer é ruim para você e pode até ser perigoso. Seja qual for o caso, parece claro que comer é um dos principais tópicos de discussão.
Indice:
O que é a compulsão alimentar?
A compulsão alimentar é um termo que se refere à ingestão de grandes quantidades de alimentos em curtos espaços de tempo. Pode se referir a qualquer tipo de padrão alimentar, mas geralmente inclui alimentos não saudáveis, como doces, bolos e batatas fritas.
Ela pode levar a uma variedade de problemas de saúde, incluindo obesidade, doenças cardíacas e alguns tipos de câncer. Além disso, a compulsão alimentar também pode levar ao diabetes tipo II e outras condições graves de saúde.
Não é incomum que pessoas que sofrem de compulsão alimentar se sintam sempre culpadas por comer demais. Isso acontece porque, para essas pessoas, a sensação de culpa é um mecanismo de defesa para evitar o consumo excessivo. É preciso entender que esses sentimentos não significam necessariamente uma rejeição ao corpo ou às emoções, mas sim uma forma de proteger-se.
A fome é um dos sintomas da compulsão alimentar, mas a necessidade de comer pode ser provocada por outros fatores, como ansiedade ou estresse.
Como controlar o estresse e a ansiedade?
Se você está lutando com a compulsão alimentar, há algumas coisas que podem ajudar. Por exemplo, tente se concentrar no motivo pelo qual você está se entregando à comida ou tentando identificar quaisquer pistas específicas que o levaram a começar a comer fora com mais frequência ou a exagerar em certos alimentos. Além disso, converse sobre sua dieta com um amigo ou membro da família – juntos, eles podem fornecer apoio e orientação.
A abordagem mais comum para controle da ansiedade é tentar encontrar um equilíbrio saudável entre alimentação e atividade recreativa. Se você achar que sua dieta é muito pesada ou começar a beber álcool em excesso, considere modificar seus hábitos.
Outra maneira de lidar com a compulsão é procurar ajuda profissional de um terapeuta ou conselheiro que possa ajudá-lo a aprender a melhor forma de gerenciar sua ansiedade e eliminar o excesso de calorias de alimentos/bebidas.
Coisas que aumentam a vontade de comer
Existem muitas coisas que podem levar os indivíduos a ingerirem compulsivamente alimentos, entre elas podemos citar:
1) Comer emocional, que é quando as pessoas comem porque estão se sentindo sobrecarregadas e estressadas;
2) Alimentação cognitiva, que é quando as pessoas comem porque precisam pensar em outra coisa e não têm tempo para cozinhar ou comer;
3) Alimentação física, que é quando as pessoas comem porque sentem que precisam de comida.
Como tratar?
Existem algumas coisas que você pode fazer para ajudar a evitar o ganho de peso enquanto come demais: faça refeições menores ao longo do dia, evite comer demais à noite e certifique-se de fazer exercícios suficientes.
Você também pode utilizar suplementos nutricionais como o picolinato de cromo, que auxilia no processo, contribuindo para diminuição do apetite e da vontade de comer alimentos calóricos.
Redação ODIN NEWS, o seu site de Notícias, Dicas e Informações do Cotidiano em todo Brasil. Fique bem informado com os conteúdos separados exclusivamente para você. Você está no lugar certo para consumir conteúdos e informativos de qualidade.