7 dicas de métodos de foco que podem te ajudar no trabalho

7 dicas de métodos de foco que podem te ajudar no trabalho

Concentração. Essa palavra gera muitas discussões sobre métodos para melhorá-la e como é possível mantê-la durante as diversas demandas do dia. Com isso, os principais métodos de foco e dicas para ter mais concentração não só no trabalho, mas também nos estudos e outras atividades, surgem e são compartilhados.

Conversas aleatórias, notificações no celular, barulhos no ambiente são algumas das distrações que nosso cérebro encontra no dia a dia.

Ads 01

Outro ponto desafiador é lidar com a cobrança interna que temos, algo que pode ocupar boa parte dos pensamentos e tirar o foco das tarefas que estão sendo executadas, com as listas de demandas “competindo” por atenção.

Mas, afinal, o que é a concentração? Quais os melhores métodos para focar no trabalho? Prossiga a leitura e descubra algumas dicas sobre foco no decorrer do material.

O que é concentração?

A concentração se resume a um estado mental que permite ter mais atenção, mais foco, em uma determinada atividade. 

No trabalho, a concentração diz respeito a capacidade de se dedicar a determinada atividade/função por determinado período, sem sofrer com distrações e executando-as com qualidade e agilidade.

Por isso, o foco é entendido como fator determinante para a produtividade, podendo ser alcançado e aperfeiçoado a partir de práticas de treinamento, conhecendo ferramentas e por meio de métodos e novos hábitos.

Seja na execução das atividades em uma loja de mangueira hidráulica ou em uma grande empresa, dicas para ter mais foco é algo que gera resultados positivos, sendo importante para todas as pessoas.

Dicas para ter mais concentração e foco no trabalho

Com disciplina e treino é possível ser mais focado no ambiente laboral, desempenhando todas as tarefas com eficiência e promovendo bons resultados em suas metas pessoais e para a empresa, se destacando.

Por isso, destacamos algumas dicas que podem te ajudar nos tópicos a seguir:

1. Coloque o seu cérebro para trabalhar

É necessário estimular seu cérebro para que ele esteja sempre focado nas atividades de forma contínua e no momento presente. Ou seja, procure afastar outros pensamentos e exercite em atividades específicas de concentração e memorização, bem como evidenciando a importância de concluir essas atividades/exercícios.

Você pode conseguir isso a partir de perguntas como:

  • Por que tenho que executar essa tarefa? 
  • Quais resultados pretendo atingir?
  • Qual ordem de prioridade?
  • O que tenho que fazer agora? 
  • Qual o próximo passo?
  • Como realizar as atividades?

Estes questionamentos ajudam a manter o cérebro concentrado na tarefa realizada e reforça sua importância e os benefícios de concluí-la. Com isso, você estará mais disposto e conseguirá fazer tudo que precisa.

2. Não tenha como meta ser multitarefa

Ads 03

Essa é uma dica que pode deixar as pessoas surpresas, pois em uma rotina com muitos compromissos e sempre tendo que performar e entregar resultados em diferentes esferas, muitos pensam que devem ser multitarefas para dar conta das atividades.

No entanto, esse é um engano que pode comprometer a produtividade e a qualidade das ações desempenhadas.

Quem tenta ser multitarefa pode perder mais tempo na execução das tarefas ao tentar dividir a atenção e fazer tudo ao mesmo tempo. 

Isso acontece porque, quanto mais informações de diferentes canais o nosso cérebro recebe, mais “perdido” e sobrecarregado ele fica. Ou seja, com menos capacidade de ter ideias e pensamentos aprofundados, ou avaliar uma situação de forma estratégica.

Assim, ao invés de tentar ser multitarefa, priorize as principais atividades e crie uma sequência lógica para a execução, assim o processo se tornará mais simples e você poderá diversificar as funções dentro de um sistema funcional e com espaços de concentração a cada demanda.

3. Dedique-se a abastecer sua memória

Ads 04

As pessoas perdem o foco e concentração durante as tarefas, porque, muitas vezes, perdem ou não conhecem os caminhos para resolver situações que surgem ou se perdem em pensamentos.

A memória desabastecida, ou seja, a falta de atenção às informações, ou mesmo de conhecimento reforçado sobre um tópico, pode fazer com que você gaste mais tempo para encontrar soluções para as atividades, diminuindo o foco e demandando mais energia para concluir a tarefa.

Ter uma rotina de leitura, frequentar palestras e cursos, por exemplo, pode motivar o seu cérebro a ter respostas mais rápidas, além de auxiliar na criação de possibilidades e de auxiliar em tarefas de foco e memorização.

4. Tenha objetivos realistas

As metas e objetivos diários são muito importantes por guiarem a rotina de trabalho e darem mais sentido e motivação às atividades.

Mesmo que o seu trabalho tenha um grande volume de entrega, ao definir metas realistas, você pode visualizar que o trabalho diário ajuda a alcançar esses objetivos, além de fornecer sentimentos de realização, satisfação e felicidade (que pode ser ampliado com alguns “mimos”) – dando mais disposição.

Ads 05

Cabe destacar que a falta de metas pode levar a procrastinação. Sendo assim, a palavra-chave é planejamento. 

Ele torna a rotina prática, ajuda e ter mais empenho em continuar e traz uma visualização clara sobre os compromissos. 

Isto é válido para diversas atividades, seja para manusear um scanner odontológico ou preencher uma planilha.

5. Delegue tarefas

Querer controlar tudo é contraprodutivo e pode tornar a sua rotina um caos. 

Deste modo, pedir ajuda e delegar sempre que possível é algo que ajuda a agregar mais autonomia aos colaboradores e permite que eles ajudem nos projetos e você fique menos sobrecarregado.

Ads 06

Essa ação ajuda na motivação da equipe, que passa a sentir valorização e pertencimento à empresa, além de transformar o clima organizacional.

O aumento no desempenho é outro ponto positivo que pode ser observado, fazendo com que todos sejam beneficiados.

6. Tenha hábitos saudáveis

A maneira como levamos o nosso dia a dia pode impactar na nossa capacidade de foco, disposição e produtividade.

Manter-se hidratado, ter uma alimentação saudável e uma boa noite de sono são hábitos que podem transformar a sua vida e ajudar a melhorar o bem-estar e a concentração.

7. Busque ajuda profissional

Há fases que são mais difíceis para lidar com emoções, sentimentos e até mesmo demandas diárias, Inclusive, elas podem atuar como gatilhos para casos de ansiedade e depressão.

Sendo assim, se sentir que precisa de ajuda, procure um psicólogo ou psiquiatra, porque com uma saúde mental prejudicada não há como ter boa produtividade e foco.

Torne-se mais produtivo

Portanto, mesmo que em alguns dias seja difícil se concentrar nas tarefas, algumas medidas podem auxiliá-lo a manter a disposição e entrega.

Para isso, compreenda seus limites, aproveite uma pausa rápida – como para beber uma água – de modo a recuperar a mentalidade e trace seus objetivos e atividades. 

Após a listagem, coloque nossas dicas em prática e busque o aprimoramento para ter bons momentos e resultados no trabalho.

Redação ODIN NEWS, o seu site de Notícias, Dicas e Informações do Cotidiano em todo Brasil. Fique bem informado com os conteúdos separados exclusivamente para você. Você está no lugar certo para consumir conteúdos e informativos de qualidade.

Separamos para você

Atendimento online: 7 vantagens de falar com seu advogado pela internet!

Atendimento online: 7 vantagens de falar com seu advogado pela internet!

Desvendando as tensões: a relação entre pedreiros e engenheiros na construção civil

Desvendando as tensões: a relação entre pedreiros e engenheiros na construção civil

O que é marketing de conteúdo? Definição, importância e benefícios!

O que é marketing de conteúdo? Definição, importância e benefícios!

Desvendando o universo do marketing: serviços essenciais oferecidos por agências de marketing

Desvendando o universo do marketing: serviços essenciais oferecidos por agências de marketing