10 itens essenciais no escritório de todo free-lancer

10 itens essenciais no escritório de todo free-lancer

Tornar-se um freelancer é um dos negócios mais fáceis de começar, porque (ao contrário  de uma padaria, academia ou outro tipo de negócio), não exige muito capital para começar.

A maioria das pessoas já têm o que precisam para começar, mas ainda há alguns itens essenciais que você pode (ou não) ter para começar com a corda toda seu trabalho de freelancer.

Algumas delas são objetos mais caros, mas a maioria são baratos, fáceis de encontrar, e muito úteis. Vamos dar uma olhada em alguns desses itens que você precisa para começar seu trablho de Free lancer.

Itens essenciais

Aqui estão alguns itens essenciais para freelancers:

1. Computador – A menos que você esteja pensando em lidar com clientes via controle da mente ou telepatia, você vai precisar de algum tipo de computador, a fim de desenvolver seu design, código, escrever ou sei lá o que pretenda fazer.

Ads 01

Os computadores não precisam ser caros, mesmo se você preferir um Mac. Hoje em dia você pode obter um Mac muito mais barato que há pouco tempo atrás, ou até mesmo comprar um pouco usado. Recentemente vendi meu Macbook top-of-the-line no MercadoLivre por um valor razoável,  fazendo-o valer a pena mais que um bom PC novo.

Então confira o Mercado Livre e outros sites de leilões e quem sabe você ache um computador perfeito, pouco usado e a um bom preço. Afinal, novo nem sempre e melhor!

2. Internet a cabo – Especialmente se você está fazendo design ou desenvolvimento web, internet a cabo de alta velocidade é um item essencial para free-lancers no mundo dos negócios.

Esqueça a conexão discada e vá direto para as conexões de maior velocidade, preferencialmente de 100Mb para cima. Se não puder pagar apenas internet e você tiver um laptop, considere fazer do seu café local (que muitas vezes têm acesso gratuito sem fios) o seu escritório no momento.

3. Impressora – Esse é um um item quase obrigatório, para imprimir diversas coisas, como contratos, propostas e outras coisas mais. Ter uma impressora que seja multifuncional também permite que você tenha scanner, fax (sim, ainda se usa hoje em dia) e o seu próprio papel de carta profissional, sem ter que pagar uma gráfica (que também reduz o desperdício e espaço usado para armazenar esses papéis).

4. Bloco de Notas – Não importa o trabalho que você faz, um bom bloco de notas é essencial para qualquer freelancer. Designers necessitam de esboços, até os desenvolvedores precisam escrever seus códigos e regras de CSS e os escritores precisam, claro, escrever. Eu amo blocos de notas porque eles normalmente custam menos de R$ 10,00, são uma mão na roda para fazer anotações e se você cuidar, duram para sempre.

5. Boa Iluminação – Estou em processo de mover meu escritório para o andar de cima porque meu escritório é assustador, parece uma caverna escura. A iluminação é essencial para o bem-estar e vai te salvar de terríveis dores de cabeça, olheiras e até má postura.

6. Backups automáticos – Serviço de backup automático salvou minha vida (e meu cliente) mais de uma vez. Vale a pena gastar dinheiro para montar um sistema que faz isso automaticamente para você, para que você não tenha de pensar nisso até precisar.

Eu uso o Time Capsule da Apple, porque ele faz o backup wireless, transforma qualquer impressora em uma sem fio e roteia internet sem fio (wireless mais em baixo). Além disso, ele pode trabalhar com vários computadores.

7. Sistema de Arquivamento – Não importa se você use papel, não use ou use uma combonação de ambos, você precisa ter um excelente sistema de arquivo que lhe permita encontrar rapidamente os arquivos do cliente, contratos, recibos, etc .

8. Ergonomia – Uma vez eu gastei R$ 30,00 em uma cadeira para o meu escritório. Usei por uma semana e tinha dores nos pulsos, nas costas e no pescoço. As cadeiras ergonômicas não são baratas, mas você pode encontrar cadeiras confortáveis em todas as gamas de preços.

Certifique-se que a cadeira tem  a altura correta e a mesa é grande o suficiente para que você possa  trabalhar da maneira mais confortavel possível. Ninguém gosta de ficar dolorido e apertado o dia todo.

Ads 03

9. Software – Hoje em dia existem muitos softwares bons que são (ou têm versões) gratuitos, então gaste um pouco de tempo procurando o que você precisa. Você pode até mesmo ser capaz de conseguir, usando pouca coisa além do Google Apps. (Ei, eu já fiz isso!)

10. Inspiração – Por que você continua trabalhando todo dia ? Algumas pessoas gostam de manter uma imagem do objetivo que estaão trabalhando, mas eu gosto de dar um passo adiante.

Eu mantenho uma foto da minha esposa em cima da mesa e do meu cachorro que parece um Border Collie (de pelos preto e branco) dormindo ao lado na minha mesa . Ele não só é bom para um abraço e um beijo depois de lidar com um cliente-pesadelo, ele (e a foto da esposa) me ajudam a  estar  sempre motivado para trabalhar por me lembrar que eu tenho outros para cuidar e que dependem de mim.

E é simplesmente lindo olhar para ambos enquanto eu trabalho. Então, o que motiva você? Se você está querendo ter uma Porsche dia, mantenha um modelo de um (ou uma foto) em sua mesa. Querendo um período de férias para a praia? Mantenha a visão em algo que você lembra dessa praia, a fim de manter-se produtivo.

Itens quase essenciais

Você pode viver sem os itens desta lista, mas você provavelmente não vai querer.

Ads 04

1. Smartphone –Smartphones tornam mais fácil a tarefa de ficar conectado e de responder seus e-mails sem ter de estar acorrentado à sua mesa. Eles também estão bastante acessíveis hoje em dia.

Eu sugiro pessoalmente um Android Xiaomi (eu tenho um) ou um iPhone (tenho um também) pela extensa lista de aplicativos para ambos. Além disso, você pode usá-lo para jogar depois que o trabalho estiver feito.

2. Escritório com espaço dedicado –  Eu tenho um cômodo inteiro em minha casa usado somente para meu escritório. Isso não somente me permite trabalhar em paz, isolado do resto da família, mas também garante que eu posso ficar longe do trabalho quando fora dele.

Se você trabalha em sua mesa de jantar, você pode não ser capaz de ter um bom e relaxante  jantar  sem pensar em trabalho.

3. Tudo-Sem-Fio –  Você  se surpreenderá com o quanto um escritório sem fio pode mexer com a sua produtividade. Meu escritório tem sido uma confusão há duas semanas desde que começou a reforma, e eu percebi que desde então isso mandou a minha produtividade para baixo.

Ads 05

Dito isto, uma das melhores maneiras de manter uma mesa limpa e organizada é o pagamento de um dinheiro extra para conexões wireless. Eu tenho uma impressora com conexão sem fio, backups sem fio, teclado e mouse bluetooth e internet wireless.

Minha mesa ainda está parecendo um pouco um ninho de rato de fios, mas bem menos que antes. Além disso, permite me deslocar pela casa e ainda usar os dispositivos.

4. Boas Caixas de Som – Boas caixas de som me mantém mais produtivo a cada dia, por isso acho essencial ter um computador com bons falantes, fones de ouvido ou boas caixas de som externas.

5. Livros, blogs e Podcasts – Essas coisas, apesar de não serem necessárias para o trabalho, podem mantê-lo ao par do que há de mais novo no seu setor, o que mantém você mais atualizado que os outros também.

E você?

Que ferramentas e equipamentos que você considera essencial para o seu trabalho de free lancer?

Ads 06

Fonte: Free Lance Folder

Redação ODIN NEWS, o seu site de Notícias, Dicas e Informações do Cotidiano em todo Brasil. Fique bem informado com os conteúdos separados exclusivamente para você. Você está no lugar certo para consumir conteúdos e informativos de qualidade.

Separamos para você

Atendimento online: 7 vantagens de falar com seu advogado pela internet!

Atendimento online: 7 vantagens de falar com seu advogado pela internet!

Desvendando as tensões: a relação entre pedreiros e engenheiros na construção civil

Desvendando as tensões: a relação entre pedreiros e engenheiros na construção civil

O que é marketing de conteúdo? Definição, importância e benefícios!

O que é marketing de conteúdo? Definição, importância e benefícios!

Desvendando o universo do marketing: serviços essenciais oferecidos por agências de marketing

Desvendando o universo do marketing: serviços essenciais oferecidos por agências de marketing